Conselho promove Formação para os conselheiros

Uma das metas do CME é promover formação continuada para os conselheiros, no sentido de proporcionar atualização constante, estudo e debates sobre temas do interesse dos conselheiros, tendo em vista que precisam normatizar a nível de sistema de ensino, as questões da educação.

Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação realizou uma formação para os conselheiros,  com o tema: Educação das relações étnico raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, convidando a professora Debora Thomaz Evangelista, da cidade de Santa Maria, para trabalhar essa temática com os conselheiros, em virtude que o CME precisa deliberar sobre o assunto para a rede municipal.

Primeiramente, o  CME realizou estudo da legislação emitida pelo  Conselho Nacional de Educação e  Conselho Estadual de Educação, para em seguida deliberar sobre o assunto a nível de município.

A professora Debora falou aos conselheiros durante toda a manhã, refletindo sobre a temática, destacando a obrigatoriedade do tema estar incluído no currículo escolar, conforme estabelece a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

O objetivo da Lei, é resgatar a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

A partir disso, o CME irá se pronunciar sobre o assunto, através da emissão de Resolução.

A iniciativa do evento foi da Presidente Maria Dalce Führ.