XXII ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Nos dias, 17, 18 e 19 de outubro de 2012, realizou-se o XXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, tendo por local o Centro de Eventos da Expogramado, em Gramado-RS.

Santa Rosa, esteve representada no evento com a conselheira Maria Dalce Führ, que representa o segmento dos professores municipais no Conselho e a técnica Maria da Graça Faccin, que presta assessoria ao Conselho.

O tema central foi Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação.

O evento reuniu mais de 1.000 participantes de todos os estados brasileiros. Foi um momento de extrema importância par debater principalmente sobre o fortalecimento do Sistema de Educação, bem como a parceria dos entes federados em defesa de uma educação pública de qualidade. Cada vez mais a sociedade é chamada a pensar e ajudar a decidir o investimento que deve ser feito na educação, e esta deve ser a prioridade absoluta dos governos.

Discutiu-se também a importância dos Conselhos Municipais de Educação serem órgãos de Estado e não de governo, buscando participar mais ativamente das políticas públicas, propor ações, monitorar as ações do executivo, intervir quando necessário, articulando esforços para garantir uma educação de qualidade, onde todos tenham acesso à educação, desempenhando a função da interlocução entre a sociedade e o governo. O CME deve estar atento as necessidades da sua comunidade, se pronunciando e se manifestando onde a educação precisa melhorar, defendendo um sistema de colaboração em benefício das crianças e adolescentes.

O Sistema de Ensino precisa ser forte, pois precisa atender a TODOS os alunos indistintamente, para isso o CME é também o guardião da Lei, buscando garantir o cumprimento desta e tem a missão de contribuir para a promoção da melhoria da educação, desde a Educação Infantil até a conclusão da Educação Básica.

A qualidade da Educação que buscamos requer maiores investimentos no espaço físico, no tempo escolar, na valorização dos profissionais da educação, estando diretamente ligada a definição da educação como um direito de todos, sendo também uma questão de direitos humanos.

A escola precisa preparar o aluno para a vida, e isso requer revisão de sua Proposta Pedagógica e tem implicação na forma de trabalhar os conteúdos, ou seja, estes precisam ser significativos e ter aplicação no cotidiano dos alunos. Para isso cada escola deve buscar o diferencial que atenda as necessidades e características sociais, culturais, econômicas , a diversidade e expectativas dos estudantes, além de preparar para o trabalho e para o exercício da cidadania.

Percebe-se que os Conselhos Municipais de Educação cada vez estão mais participativos e atuantes na gestão da educação, fortalecendo seu papel, se apropriando das Leis, buscando constante formação para os conselheiros, para melhor desempenho do seu trabalho junto ao município.

No próximo ano, os participantes elegeram a cidade de Salvador-BA, para sediar o evento.