Diploma Paulo Freire

O Conselho Municipal de Educação em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, concede todos os anos o “Diploma Paulo Freire” a uma instituição educacional com o objetivo de conceder distinção especial às instituições educacionais que realizam projetos de extrema relevância social, incentivando os alunos e comunidade escolar a desenvolver ações que contribuam para a formação da cidadania.

Podem participar e concorrer ao Diploma Paulo Freire, todas as instituições educacionais do município, sejam municipais, estaduais ou particulares, inclusive as instituições de Ensino Superior e de Educação Infantil.

Os projetos são analisados pelo Conselho Municipal de Educação e posteriormente todas as instituições participantes são homenageadas através de uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, onde então é entregue o Diploma a instituição que teve seu projeto destacado.

Cabe ressaltar que a divulgação dos projetos são de extrema importância, porque além de contribuir com o crescimento e desenvolvimento da instituição, valoriza a iniciativa dos alunos e da comunidade escolar, bem como torna público os projetos que cada instituição vem desenvolvendo, de forma que a comunidade possa conhecer e acompanhar esse trabalho.

Nessa ocasião, destacamos o projeto da EMEF Paul Harris, que teve seu projeto agraciado na sessão da Câmara Municipal de Vereadores,  no dia 15 de outubro de 2010, cujo tema foi: Educação Inclusiva:uma janela para o mundo. Onde a escola destacou o trabalho realizado referente a inclusão. Tema este de extrema importância, que contempla a educação de todos indistintamente e exige um novo olhar e nova postura por parte dos professores.

Na oportunidade, a presidente do Conselho, professora Maria Dalce Führ fez uso da palavra, destacando também o trabalho que o Conselho Municipal de Educação vem desenvolvendo junto a comunidade, bem como as normatizações do CME na área da educação.