III-Encontro Estadual da UNCME-RS

No dia 20 e 21 de agosto de 2012, participamos do III Encontro Estadual da UNCME-RS, que ocorrreu no Auditório Dante Barrone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Santa Rosa esteve representada por duas técnicas do Sistema Municipal de Ensino:Maria da Graça Faccin do CME e Sirlei Franz, da SMEJ. O evento teve por objetivo, reunir os Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul para discutir e debater sobre temas relativos à educação.

A palestra principal do Encontro foi realizada pela coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC, professora Lucia Helena, que apresentou aos participantes o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, cujo objetivo é contribuir para que todas as crianças se alfabetizem até os 8 anos de idade, atendendo ao que determina a Resolução CNE/CEB nº 07/2010, que entre outros aspectos define os três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental como fundamentais para o processo de alfabetização, e determina ainda, que inclusive o aluno não será retido nos três anos iniciais, sendo esse um período destinado a continuidade da aprendizagem de forma a obter êxito na alfabetização.

O Ministério da Educação instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o objetivo de firmar compromisso com Estados e Municípios para alfabetizar as crianças até, no máximo, 8 anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Estão previstos também a formação continuada de professores alfabetizadores, dentre outras ações.

No Encontro também foi revisto, discutido e votado a alteração estatutária da UNCME-RS e a votação da carta do III Encontro Estadual com as deliberações do Encontro.

O evento foi de extrema importância aos Conselhos e Secretarias de Educação, pois contribuem para discutir as diretrizes que precisam ser reafirmadas e implementadas em âmbito de município.